top of page

Brinquedoteca: um espaço para crianças e adultos

Por Raphael Sued (2º semestre)


Existem pais de todas as idades em fases diferentes da vida. Tanto o pai quanto a mãe devem ser guias, o que exige certa dedicação, atenção e tempo. Assim, muitas vezes, eles deixam seus sonhos para um cuidado quase que total a criação e o sustento de seu(s) filho(s). Mas isso não impede que eles continuem mantendo o desejo de uma tão sonhada formação. Nesse cenário, as mulheres em sua maioria são as mais prejudicadas, já que passam por jornadas incessantes de trabalhos. Segundo informações do PNAD 2020, 23,8% das mulheres entre 14 e 29 anos para os estudos por causa da gravidez. Conciliar várias atividades com a chegada da maternidade se mostra um grande período de desafios.


São lutas diárias enfrentadas por pais e, principalmente, mães que se apresentam de várias formas, sejam as jornadas de trabalho exaustivas, as atividades domésticas sem fim, os deslocamentos exaustivos de uma grande cidade, entre outras. Mas isso não pode impedir de continuar desejando a tão sonhada graduação ou pós-graduação, como é o objetivo de muitos brasileiros. Então, a necessidade de um ambiente onde essas mães e esses pais possam deixar seus filhos em segurança e acolhimento enquanto exercem atividades acadêmicas é muito importante.


Sabendo disso, a Estácio FAP construiu o espaço "brinquedoteca", para atender a essas necessidades e auxiliar seus alunos de várias formas e com várias finalidades, como acolher os filhos dos alunos que precisam desse auxílio para frequentar o ambiente acadêmico. O espaço também proporciona um desenvolvimento com um olhar mais prático para os alunos do curso de Pedagogia, como explica a monitora e aluna da faculdade Emily Carvalho dos Santos: "Nosso curso, apesar de não ser voltado só para sala de aula é baseado nisso, visto que a educação de modo geral, começa na base e a base de tudo é a educação infantil".


As atividades da Brinquedoteca envolvem a imaginação infantil e o conhecimento acadêmico pedagógico (Foto: Raphael Sued)

O Laboratório de Práticas Pedagógicas - nome técnico do ambiente e assim chamado pelos estudantes do curso de Pedagogia - é um espaço completo com ar acolhedor, com brinquedos que aprimoram as capacidades e habilidades cognitivas das crianças. Ou seja, é um lugar funcional onde as crianças recebem um estímulo maior no seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que traz uma oportunidade prática para futuros profissionais na área. Então, ao atender as carências dos tutores estudantes da faculdade e treinar os seus futuros profissionais em uma área prática e real, a instituição também cria um espaço acadêmico que capaz de proporcionar a melhor experiência possível em questões de aprendizagem e inclusão para todas as partes.


Assim, a "Brinquedoteca", ou Laboratório de Práticas Pedagógicas, da Estácio FAP se torna um lugar mais acolhedor e aberto em receber e auxiliar alunos em suas necessidades e em seu crescimento pessoal, para que estes não se distanciem de seus sonhos de um estudo e futuro melhores e ainda consigam ser ótimos exemplos para seus filhos. Com esse processo, assegura-se o objetivo da faculdade em receber, educar e proporcionar mais oportunidades profissionais para seus discentes.


SERVIÇO

- A brinquedoteca se encontra aberta de segunda a quinta-feira, nos horários de 15h as 21hrs. Ela funciona no hall do bloco D, logo após a área da lanchonete.

- Para o uso do espaço é necessária a inscrição, acesse o formulário clicando aqui.

- Para mais informações sobre como participar da monitoria do espaço, basta entrar em contato com os monitores no local.

 
 
 

Comments


Acesse nossas plataformas virtuais

  • estacio-logo
  • YouTube ícone social
  • Instagram

©2023 por Agência 360 Estácio Pará. 

bottom of page