
OS IMPACTOS QUE A ANSIEDADE PODE CAUSAR NA VIDA DOS ACADÊMICOS
Por Samia Domingos, Aline Magno, Fernanda Pinheiro e Maria Helena Andrade.
Angústia, aflição, o medo antecipado, é assim que a ansiedade é definida, ocorrendo em situações que a pessoa considere difícil ou desconfortável, atingindo 26,8% dos brasileiros, tornando Brasil com a população mais ansiosa do mundo e entre os estudantes o quadro é ainda mais preocupante.
Conversamos com Angélica Barra, psicopedagoga e coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico ( NAAP) da faculdade Estácio do Pará, que explicou como o transtorno de ansiedade afeta a vida acadêmica.
“ A ansiedade prejudica o aluno quando ele não vai para a faculdade, tem várias faltas em sequência e começa a tirar notas baixas. O medo de sair de casa e a falta de animo fazem com que aquele aluno queira ficar isolado”.
A psicopedagoga pontua também que a ansiedade “ parece um buraco negro, onde não tem lugar para se agarrar, e o escuro é como se fosse uma proteção para os pensamentos ruins”.

Psicopedagoga Angélica Barra
Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, revelou que o Brasil é o país com maior índice de ansiedade no mundo, acima da média global de 7,3%.
A alta taxa de ansiedade entre os brasileiros pode ser atribuída a vários fatores, como o estresse diário, problemas financeiros, desemprego, violência urbana dentre outros exemplos. E entre os estudantes do nível superior ela pode ser atribuída ao desempenho acadêmico, pressão por boas notas e realização de provas e trabalhos.
Além disso, a grande quantidade de responsabilidades que os estudantes do nível superior têm que conciliar, como estágios, trabalhos e atividades extracurriculares, pode contribuir para o aumento da ansiedade.
É fundamental que as instituições de ensino e profissionais da área da saúde estejam atentos a essa realidade e ofereçam suporte necessário para lidar com essa ansiedade. Desde orientação e aconselhamento psicológico, até a disponibilidade de grupos de apoio e atividades de relaxamento, é importante que os estudantes recebam ferramentas para lidar com o estresse e ansiedade.
